PASSAGEM DE COMANDO

Escola Superior de Defesa tem nova Comandante

O Major-Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto passou o Comando da ESD para a Major-Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins, nesta sexta-feira (23), em Brasília (DF)
Publicada em: 28/02/2024 14:34
| Atualizada em: 28/02/2024 14:34
Imprimir
Fonte: ESD, por Tenente Flávia Rocha
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: TC MICHELSON

A Escola Superior de Defesa (ESD) tem nova Comandante. A cerimônia militar de passagem de comando foi realizada nesta sexta-feira (23/02), com a transição do Major-Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto para a Major-Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins.  
 
A solenidade, realizada na ESD, em Brasília (DF), contou com a presença do Ministro de Estado da Defesa, José Mucio Monteiro Filho; do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire; do Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Francisco Carlos Machado Silva; bem como de Embaixadores, representantes diplomáticos; de Oficiais-Generais das três Forças Armadas; de autoridades dos três Poderes; de autoridades eclesiáticas e acadêmicos; dentre outros convidados.

Em suas palavras de despedida, o Major-Brigadeiro do Ar Codinhoto destacou os avanços alcançados pela instituição, agradeceu pelo apoio de todo o efetivo e expressou confiança na capacidade da Major-Brigadeiro Carla em dar continuidade aos trabalhos. “As suas qualidades e a sua história de dedicação e pioneirismo a fizeram chegar até aqui. Orgulho muito grande de transmitir esse cargo para você. Tenho um carinho imenso por essa Escola, e saber que esta equipe estará sob a sua liderança me enche de alegria”, frisou.
 
O Chefe de Educação e Cultura ressaltou o legado deixado pelo Major-Brigadeiro do Ar Codinhoto à ESD. “Sob o Comando do Major-Brigadeiro Codinhoto, o Programa de Pós-Graduação em Segurança, Desenvolvimento e Defesa em nível de Mestrado foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). No campo acadêmico, houve a consolidação do curso de Geopolítica e Defesa, que passou a ser regular”, sublinhou o General Carlos Machado.
 
Nova Comandante
Em seu discurso de posse, a Major-Brigadeiro Carla comentou sobre o significado de assumir o Comando da ESD. “Há 33 anos, trilho uma carreira militar forjada por atividades operacionais e assistenciais na área da saúde e, nos últimos nove anos, da gestão de Organizações do Comando da Aeronáutica. Somam-se com o atual, seis comandos inéditos, que me fazem sentir honrada e que me impulsionam tanto pessoal quanto profissionalmente”, destacou.
 
“A missão da Escola Superior de Defesa é nobre: desenvolver atividades acadêmicas, de forma a capacitar líderes estratégicos, com o propósito de contribuir para o fortalecimento de um pensamento de defesa crítico e consistente na sociedade brasileira”, acrescentou.
Antes da ESD, a Oficial-General exercia a função de Diretora do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG). Foi promovida ao posto atual em 25 de novembro de 2023. Incorporou às fileiras da FAB em 12 de março de 1990, no Centro de Instrução Especializada da Aeronáutica (CIEAR), na Universidade da Força Aérea (UNIFA), Rio de Janeiro (RJ). Foi declarada Primeiro-Tenente em 03 de agosto de 1990, também no Centro de Instrução Especializada da Aeronáutica.
 
Fotos: Sargento P.Silva /CECOMSAER, Sargento da Rocha e Soldado Neiva /ESD

imagens/original/46920/WhatsApp_Image_2024_02_23_at_14.27.50_(1).jpeg
imagens/original/46920/WhatsApp_Image_2024_02_23_at_14.27.52.jpeg
imagens/original/46920/WhatsApp_Image_2024_02_23_at_14.28.07.jpeg